O que é Sublimação? (Conceito)

A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O ponto de sublimação, assim como o ponto de ebulição e o ponto de fusão, é definido como o ponto no qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão aplicada. Ressublimação também pode ser a passagem direta do estado gasoso para o estado sólido.

O processo inverso, chamado de ressublimação ou sublimação inversa é a passagem do estado gasoso para o sólido. Mas muitos químicos consideram que sublimação é o nome de ambos os processos e desconsideram o substantivo “ressublimação”. Em certos livros também se fala de deposição já que as moléculas do gás se depositam espontaneamente para a formação do gelo sólido.

A sublimação é característica de substâncias que possuem pressão de vapor no ponto de fusão maior que a pressão atmosférica. Dessa forma, na pressão atmosférica a substância desenvolve pressão de vapor suficiente para vaporizar completamente. Isso ocorre geralmente com substâncias apolares com alta simetria, pois elas possuem pontos de fusão altos e altas pressões de vapor.

%d blogueiros gostam disto: