Para personalizar uma caneca por sublimação com perfeição devem ser observados os seguintes tópicos:
Tempo e Temperatura: Você deve verificar o tempo e a temperatura de acordo com a sua maquina e a caneca que esta sendo utilizada. Veja uma tabela de tempo, temperatura e pressão para ter uma base.
Caneca, tinta e papel: Os insumos a serem utilizados devem ser sublimaticos e de boa qualidade. Verifique sempre o lado do papel a ser utilizado. O papel sublimatico possui um lado que esta descrita na embalagem onde o mesmo deverá ser impresso.
Método de impressão: A Qualidade de impressão deve ser em modo foto e não em foto de alta qualidade. No modo foto de alta qualidade a impressora utiliza muita tinta para imprimir fazendo com que na hora da sublimação tenha excesso de tinta borrando as imagens. Após a impressão esperar um tempo de no mínimo entre 10 a 15 minutos antes de efetuar a sublimação.
Arte da estampa: O arquivo da imagem deve ser de alta qualidade e ter uma resolução de 300dpi para uma ótimo resultado final.
Área útil da caneca: Normalmente as canecas tradicionais de porcelana / cerâmica é utilizado uma medida de 21×9,5cm (centímetros), sendo 21 de largura e 9,5 de altura. A área útil de cada caneca deve ser respeitada de acordo de cada caneca. O não cumprimento dessa questão cumprirá em possíveis falhas.
Regulagem de pressão na prensa: Para fazer a personalização da caneca deve tomar cuidado com a regulagem de pressão na prensa. A pressão utilizada para sublimação é só encostar a resistência na caneca e a mesma ficar firme. A partir do momento que a caneca começa a marcar, amaçar ou forçar a resistência esta sendo aplicado excesso de pressão e a mesma irá danificar.
Posicionamento da Caneca na prensa cilíndrica: Dependendo do modelo de prensa, deve ser colocado a caneca com a boca virada para a entrada dos cabos e o começo dela cerca de 1 cm para dentro da resistência do lado de entrada dos cabos.
Pré-aquecimento: O pré-aquecimento deve ser feito em todas as canecas. Nas canecas de cerâmicas o pré-aquecimento deve ser feito prensando a mesma sem o papel transfer por cerca de 15 à 20 segundos. No caso da caneca de Chopp o pré-aquecimento deve ser feito em duas partes primeiramente na parte inferior da caneca (fundo) por cerca de 20 segundos, depois na parte Superior da caneca (boca) por cerca de 10 a 15 segundos. Se sua região for fria ou estiver com o clima frio, para retirar a umidade do papel impresso, faça um pré-aquecimento no papel sublimatico por cerca de 3 a 5 segundos colocando o mesmo com o verso virado para a resistência.
Resfriamento da caneca: No caso da caneca de porcelana / cerâmica, pode ser colocado na agua. Mas antes leia esse postagem sobre COLOCAR A CANECA NA ÁGUA OU DEIXAR ESFRIAR NATURALMENTE?
Já no caso da caneca de vidro e/ou chopp nunca deve ser forçado utilizando algum tipo de ventilação ou até mesmo mergulhando a caneca em algum liquido. Sempre tomar o cuidado do local onde coloca a caneca para resfriar, observar a superfície onde a mesma não pode ser fria como mármore ou vidro, utilizar uma mesa de madeira ou um papelão para poder fazer a isolação térmica. Cuidar para não deixar perto de alguma janela, porta ou em uma sala com ar condicionado. Colocar a caneca para resfriar com o fundo virada para cima.
Pingback: PASSO A PASSO PARA PERSONALIZAR CANECA POR SUBLIMAÇÃO – ARTES PARA CANECAS