O que é Sublimação?

Sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido.

Alguns dos exemplos mais comuns de sublimação são a naftalina, iodo e gelo seco.

Quando submetido a temperaturas altas, o iodo passa do estado sólido diretamente para o estado gasoso. Depois, se o vapor de iodo é arrefecido, ele se transforma diretamente em cristais, sem passar pelo estado líquido. Outra substância que sublima à temperatura atmosférica normal é o ácido benzoico.

Alguns químicos indicam que o processo de passagem do estado gasoso para o estado sólido é a sublimação inversa. No entanto, outros indicam que o conceito sublimação descreve as duas passagens.

Sublimação em Caneca

A sublimação também é um processo bastante popular na personalização de canecas.

sublimação em caneca consiste em um método em que a tinta que está contida em um papel sublimático é transferida para a caneca sublimática. Essa transferência é causada pela aplicação de pressão, calor e tempo, que causam a sublimação da tinta, transferindo a imagem para a caneca.

Autor: ARTES PARA CANECAS

Contribuidor no Projeto e Grupo ARTES PARA CANECAS no Facebook. Acessar o Grupo: https://www.facebook.com/groups/artesparacanecas/ Siga no Instagram: https://www.instagram.com/artesparacanecas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *