Qual é a melhor impressora para sublimação?

Primeiramente, na hora da compra da melhor impressora para sublimação, considere uma impressora para sublimação de acordo com o dpi. O dpi refere-se a medida de pontos por polegadas por cada centímetro da imagem, ou seja, é a resolução da imagem impressa.

Dessa maneira, quanto maior for a resolução da imagem, melhor será a qualidade da imagem que você imprimir. Para uma boa impressão, compre uma impressora para sublimação que tenha pelo menos 600 dpi.

Esta é uma pergunta comum entre pessoas que estão embarcando no universo da personalização por sublimação.

O assunto pode ser um pouco confuso para quem está começando, principalmente porque a tão falada impressora sublimática é uma impressora comum. 

Como assim? Pois é. A única diferença entre um equipamento que é usado no processo de sublimação e um que é usado em um escritório, por exemplo, é a tinta.

Para realizar sublimação, é preciso colocar tinta sublimática na sua impressora. E para isso, é necessário que o equipamento escolhido tenha algumas características especiais para o uso desta tinta.

Neste artigo, vamos explicar o que torna uma impressora apta para o processo de sublimação, qual a marca mais usada para esta finalidade.

Outro ponto que você precisa verificar no momento da escolha da melhor impressora para sublimação é o ciclo mensal. O ciclo mensal de uma impressora refere-se à quantidade de folhas que o aparelho consegue imprimir por mês sem que apareçam problemas.

De modo geral, as impressoras para sublimação têm um ciclo mensal que pode variar de 5.000 a 40.000 folhas impressas por mês. Portanto, você precisa levar em consideração a sua necessidade e a frequência com que usa para poder escolher a que melhor atenda às suas necessidades de uso.

O que torna uma impressora sublimática?

Como mencionado acima, o que diferencia uma impressora comum da utilizada no processo de sublimação é o uso da tinta.

Enquanto impressões como documentos de escritório, imagens e fotografias são feitas com tinta corante e pigmentada, estampas por sublimação usam tinta sublimática.

A questão é que para usar a tinta sublimática, você deve utilizar impressoras do tipo “jato de tinta” e não as impressoras a laser que utilizam toner, que é uma espécie de pó que não funciona para a sublimação.

No entanto, as impressoras “jato de tinta” não possuem cartuchos de tinta sublimática originais de fábrica, e mesmo se tivessem, estes seriam muito caros. Por isso, é necessário que a impressora para sublimação tenha um bulk-ink.

Os bulk-inks nada mais são do que tanques externos que podem ser adaptados nas impressoras jato de tinta para levar a tinta sublimática até os cartuchos.

Portanto, uma impressora sublimática é uma impressora jato de tinta com um bulk-ink.

A marca mais indicada de impressora sublimática?

Apesar de existirem diversas marcas de impressoras a jato no mercado, a Epson é a mais indicada para o processo de sublimação. 

Isso porque a marca possui uma tecnologia chamada Micropiezo que dispara gotículas de tinta  de 3 picolitros sobre uma superfície com elementos piezo-elétricos. Este processo impulsiona as gotas de tinta ao invés de aquecê-las, como o que acontece com as cabeças de impressão tradicionais.

O aquecimento durante a impressão não é recomendado para sublimação, pois o processo de estamparia exige alta temperatura para que a tinta se torne um vapor e migre do papel para o produto. Além disso, o aquecimento na cabeça de impressão também favorece entupimentos.

Além disso, a tecnologia Micropiezo faz com que as impressoras jato de tinta da Epson sejam capazes de produzir com alta velocidade, cores vivas e brilhantes. Ela colabora também para reduzir o desperdício de tinta, aumentando o rendimento da tinta e reduzindo os custos de impressão.

Até pouco tempo atrás, a forma de se ter uma impressora sublimática era levando uma impressora jato de tinta Epson até uma loja especializada em instalação de bulk-ink. 

Entretanto, a Epson introduziu uma linha no mercado que já possui um tanque de fábrica, denominado Eco Tank e que possibilita o uso da impressora para sublimação sem adaptações. Trata-se da linha “L”.

A seguir, vamos mostrar 5 modelos da linha L da Epson que consideramos boas opções por suas características técnicas, funcionalidades e custo-benefício.

Em primeiro lugar o modelo bem econômica para quem está começando, a Epson Eco Tank L120 é somente impressora e possui um preço bem acessível.

Na sequencias:

  • Impressora Epson EcoTank L120
  • Impressora Epson EcoTank L355
  • Impressora Epson EcoTank L395
  • Impressora Epson EcoTank L1800
  • Impressora Epson EcoTank L3150
  • Impressora Epson EcoTank L3250

A Epson já está comercializando um modelo de impressora com tinta sublimática de fábrica, o modelo Impressora Sublimática Epson SureColor F170.

Deixe seu comentário...